Máfia japonesa recorre à bolsa para financiamento
A Yakusa, a máfia japonesa, encontrou na Bolsa de Valores de Tóquio o lugar ideal para obter fundos e assim financiar suas atividades criminosas, segundo um documento policial revelado hoje pela imprensa do Japão.
O relatório da Agência Nacional de Polícia, o primeiro dedicado exclusivamente à Yakusa desde 1994, diz que as organizações criminosas estão cada vez mais ligadas ao ambiente empresarial e financeiro japonês. Elas se enriquecem com a negociação de ações e assim obtém fundos para custear suas atividades.
Segundo o jornal Asahi Shimbun, as organizações criminosas estão adaptadas às novas práticas da economia de mercado.
O documento policial explica que uma das operações mais freqüentes é investir em companhias médias pertencentes a antigos membros da Yakusa, para recolher depois os lucros sem ter de se vincular abertamente às empresas, de modo que a participação se mantenha oculta.
A Polícia diz que é complicado articular medidas para deter estas atividades, assim como demonstrar que o desvio dos lucros obtidos nas bolsas de valores se destina ao financiamento do crime organizado no Japão.
O relatório calcula que na hoje há um total de 84.700 pessoas no Japão que pertencem à Yakusa ou simpatizam com ela. As quadrilhas movimentam cerca de ¥ 1,3 trilhão por ano (mais de US$ 10,83 bilhões).
Fonte TerraFaça a cotação no Buscapé de:
Câmera Digital, Notebook, Avião, CDs, DVDs, Livros,
TV de Plasma, Equipamentos de Surf, Monitores LCD.
Divulgue nosso link:
As notícias mais InSaNaS da internet somente aKi, para voçê!
www.insanoticias.cjb.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário